domingo, 4 de março de 2012

Instrumentação e Orquestração - Introdução

CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA
INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO I E II
PROF. BRUNO CÉSAR SOUZA

Introdução


            Como entender orquestração? Existem uma série de fatos, curiosidades e informações acerca dos instrumentos que precisa ser adquirida como por exemplo:
  1. Nomes dos instrumentos e termos orquestrais (incluindo nomes equivalentes em Francês e Alemão, porque muitas peças foram escritas nesses idiomas);
  2. Ordem e posicionamento dos instrumentos na grade;
  3. Extensões e tessituras dos isntrumentos;
  4. Notações específicas incluindo transposições e claves especiais;
  5. Técnicas básicas, habilidades específicas e limitações de cada instrumento;
  6. Princípios de combinação e equilíbrio entre os instrumentos;
  7. Características de várias “escolas” de escritas, etc.

Apesar de discutirmos muitos efeitos e características dos instrumentos durante as aulas, ainda sim se faz necessário ter contato direto com esses instrumentos e conhecer as suas peculiaridades. Por exemplo: como dizer que o som de um clarinete é “escuro” ou que o som de um oboé é “anasalado”?
      Além dos vídeos, slides e materiais disponíveis, seria interessante que cada um de vocês visitasse orquestras desta vez, com outros olhos e ouvidos, direcionados para a forma como cada peça foi orquestrada, como o compositor ou o arranjador conseguiu o equilíbrio entre os instrumentos.

Orquestração x Instrumentação


Qual seria a diferença entre esse dois termos tão comuns? Alguns poderiam até dizer que seriam sinônimos, mas vamos esclarecer a diferença entre eles.

Orquestração diz respeito ao processo de escrita para orquestra, respeitando timbres, claves, instrumentos transpositores, etc.
Instrumentação se refere diretamente ao estudo individual de instrumentos, sua construção e técnicas específicas de execução.

Divisão da orquestra (quanto ao tamanho)

Veja no quadro abaixo a distribuição dos instrumentos da orquestra conforme o seu tamanho:
  

  
Apesar das inúmeras possibilidades de variação, o diagrama abaixo ilustra a formação de uma orquestra moderna:

Observem esta imagem da filarmônica de Berlim



Na próxima aula estudaremos a família das cordas e suas peculiaridades.

Boa Semana.

Prof. Bruno César

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