domingo, 18 de março de 2012

Não poderei dar aulas no dia 20/03 (terça)

Prezados Alunos, gostaria de informar/lembrar que, por motivos de força maior, não estarei dando aulas na terça dia 20 de março, a aula será devidamente reposta e a data da reposição combinarei com vocês.

Quem puder avisar algum colega de turma, me faça essa gentileza.

Atenciosamente

Bruno César

Lista de Instrumentos transpositores e seus respectivos tons

Lista de instrumentos transpositores

Esta lista apresenta os instrumentos transpositores organizados por tonalidade e intervalo de transposição.
  • Instrumentos em Lá (soam uma terça menor abaixo do que está escrito)
  • Instrumentos em Lá - baixo (soam uma oitava e uma terça maior abaixo do que está escrito)

Não Haverá aula na terça-feira 20/03

Prezados Alunos, gostaria de informar/lembrar que, por motivos de força maior, não estarei dando aulas na terça dia 20 de março, a aula será devidamente reposta e a data da reposição combinarei com vocês.

Quem puder avisar algum colega de turma, me faça essa gentileza.

Atenciosamente

Bruno César

quarta-feira, 7 de março de 2012

Blog de Maestros do Estado do Mato Grosso

Atenção alunos do curso de regência, por acaso encontrei um blog e achei a cara de vocês, trata-se de um blog dos maestros de Cuiabá que discutem os mais variados assuntos musicais, espero que ajudo.

Forte Abraço

link

Blog dos Maestros

Instrumentação e Orquestração - Aula 07/03/2012

Hoje começamos a falar sobre a família das madeiras e suas principais características, vimos o porquê dos instrumentos transpositores e começamos a estudar alguns deles.
Pesquisem vídeos no youtube que mostrem a sonoridade de cada um deles e procurem repertórios variados para audição.

Boa semana.

domingo, 4 de março de 2012

Extensão dos instrumentos mais comuns

Prezados Alunos,

Achei essa imagem super interessante, com certeza terá muita utilidade nas nossas aulas.

Abração
Bruno César

Instrumentação e Orquestração - Introdução

CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA
INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO I E II
PROF. BRUNO CÉSAR SOUZA

Introdução


            Como entender orquestração? Existem uma série de fatos, curiosidades e informações acerca dos instrumentos que precisa ser adquirida como por exemplo:
  1. Nomes dos instrumentos e termos orquestrais (incluindo nomes equivalentes em Francês e Alemão, porque muitas peças foram escritas nesses idiomas);
  2. Ordem e posicionamento dos instrumentos na grade;
  3. Extensões e tessituras dos isntrumentos;
  4. Notações específicas incluindo transposições e claves especiais;
  5. Técnicas básicas, habilidades específicas e limitações de cada instrumento;
  6. Princípios de combinação e equilíbrio entre os instrumentos;
  7. Características de várias “escolas” de escritas, etc.

Apesar de discutirmos muitos efeitos e características dos instrumentos durante as aulas, ainda sim se faz necessário ter contato direto com esses instrumentos e conhecer as suas peculiaridades. Por exemplo: como dizer que o som de um clarinete é “escuro” ou que o som de um oboé é “anasalado”?
      Além dos vídeos, slides e materiais disponíveis, seria interessante que cada um de vocês visitasse orquestras desta vez, com outros olhos e ouvidos, direcionados para a forma como cada peça foi orquestrada, como o compositor ou o arranjador conseguiu o equilíbrio entre os instrumentos.

Orquestração x Instrumentação


Qual seria a diferença entre esse dois termos tão comuns? Alguns poderiam até dizer que seriam sinônimos, mas vamos esclarecer a diferença entre eles.

Orquestração diz respeito ao processo de escrita para orquestra, respeitando timbres, claves, instrumentos transpositores, etc.
Instrumentação se refere diretamente ao estudo individual de instrumentos, sua construção e técnicas específicas de execução.

Divisão da orquestra (quanto ao tamanho)

Veja no quadro abaixo a distribuição dos instrumentos da orquestra conforme o seu tamanho:
  

  
Apesar das inúmeras possibilidades de variação, o diagrama abaixo ilustra a formação de uma orquestra moderna:

Observem esta imagem da filarmônica de Berlim



Na próxima aula estudaremos a família das cordas e suas peculiaridades.

Boa Semana.

Prof. Bruno César